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Transformação digital nas empresas: Sua empresa está pronta para os desafios do agora e do futuro?


Transformação digital é utilizar a tecnologia em favor dos negócios.


Você já parou para analisar em que estágio a sua empresa se encontra e o quanto ela acompanhou essas tecnologias?


Mas, afinal, o que são essas tais tecnologias?


O nível de digitalização da sua empresa pode estar relacionado a inúmeros fatores, dependendo do seu segmento de atuação.


Podemos dar alguns exemplos: sistemas robustos, aplicativos, presença digital do negócio através do marketing digital, ferramentas de inteligência de negócios, venda por marketplaces, dentre outros.


Analisando a sua maturidade digital


Se a sua empresa tem os processos mapeados e tem um sistema, já é um bom começo.


Fazer com que esses sistemas permeiem a empresa e otimizem o trabalho já é uma vantagem competitiva.


Sistemas com um banco de dados, que são utilizados em prol da gestão das empresas para o processo de tomada de decisão, reforça a importância em se ter esses recursos.


Não há como avançar em transformação digital se a empresa não opta por essas premissas básicas. Começar por um bom sistema é o elo para que muitas outras funcionalidades, ferramentas e metodologias sejam desenvolvidas para o negócio.


Se o sistema ajuda na operação do dia a dia, deve-se observar e questionar se ele traz burocracia em excesso. Faça as seguintes perguntas: se eu não fizer determinado processo fará diferença no meu negócio? Qual o impacto?


Sistemas otimizados e que trazem informações tratadas ajudam um gestor a ter o controle do processo e a ter bons insights.


Se a empresa possui múltiplos sistemas, plataformas e aplicativos, deve-se analisar o quanto estes estão integrados.


Se for muito dificultoso ter acesso e agilidade para obter e consolidar informações, talvez seja necessário pensar em uma plataforma “âncora”, na qual serão extraídas as informações que são necessárias para se ter o controle do que acontece no negócio. Ter muitas ferramentas não significa que sua empresa avançou digitalmente se isso não traz eficiência para o empreendimento.


Muitas empresas pecam pelo excesso de tecnologias/sistemas/plataformas e instauram um controle desenfreado do que acontece no negócio, o que não é positivo.


Agora, quanto mais robusta for essa estrutura, mais a empresa estará preparada para os desafios do futuro.


Tecnologia, processos e pessoas.


Analisar o nível de maturidade tecnológica de uma empresa pressupõe uma série de fatores internos.


As tecnologias só farão sentido para o negócio se os seus colaboradores utilizarem os seus recursos e funcionalidades disponíveis para a otimização dos processos do dia a dia.


Se a sua empresa desenvolve um aplicativo, implementa um novo ERP, é preciso garantir que os colaboradores estejam devidamente treinados e adaptados a estas tecnologias. Isso vai facilitar a comunicação interna e externa, além do ganho de eficiência.


Desconsiderar o capital humano e isolar o estímulo ao conhecimento dessas tecnologias é ignorar o fato de que as pessoas serão o elo mais importante entre sua empresa e o seu cliente e que estes serão propulsores dessas tecnologias, no que tange à contribuição para o seu constante desenvolvimento e aperfeiçoamento.



Experiência do cliente


O seu cliente pode entender que a sua empresa inovou em processos e que se tornou uma empresa “digitalizada” quando ele percebe isso a seu favor, seja através de um atendimento mais eficiente ou de algum produto ou serviço que seja consumido por ele de uma forma mais inovadora. Em sua jornada de compra, é possível surpreender o cliente com o dinamismo no atendimento, com o enriquecimento de informações, no suporte, quando necessário, e, principalmente, na entrega de um produto ou serviço.



Os bot’s ineficientes de atendimento


Não piore a experiência do seu cliente com um atendimento robotizado, sem conteúdo relevante e inteligência em sua canalização. Reflita consigo mesmo quantas vezes você já se viu desesperado tentando sair de um bot de atendimento que só atrapalha ou uma URA interminável telefônica que nunca chega ao ponto focal daquilo que você realmente quer.


Empresas com crescimento exponencial de sua base de clientes optam por essas entradas, visando a otimização de recursos.


Bots são programados por humanos e os humanos devem pensar na melhor forma de atender o cliente, assim como entender o momento em que só o atendimento personalizado vai resolver a demanda do cliente, ou, ainda, que ele valoriza o contato humano acima de tudo.


É lamentável ver grandes instituições se perdendo nesse ritmo de automação de processos, gerando uma queda livre no nível de satisfação dos seus clientes.



Analisando a sua jornada de transformação digital


A Valores Eficientes atua na pesquisa, configuração e/ou disponibilização de recursos e ferramentas para que esta jornada de transformação digital aconteça de acordo com seus atuais desafios. Sabemos que cada empresa é única neste contexto, pois inúmeros fatores devem ser observados. Quer saber como podemos te ajudar a analisar isto? Faça o teste!


Preencha abaixo o nosso formulário e saiba em qual estágio a sua empresa se encontra atualmente no que tange o processo interno de transformação digital:


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