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Sua empresa é orientada a dados para a tomada de decisão? Vamos falar de Data Driven



O processo de tomada de decisão de uma organização depende de inúmeros fatores que devem ser observados. O feeling do empreendedor, sem dúvida, traz relevância para o direcionamento estratégico da organização, visto o profundo conhecimento do negócio e, principalmente, pelo fato de ter vivenciado inúmeras situações de tentativa e erro, um aprendizado que traz a expertise do empreendimento.


É por isso que o “olho do dono” proporciona a inspiração necessária e a base para a elaboração de um plano estratégico, no qual podem ser definidos os objetivos organizacionais.


Pautado nisso, chega a hora em que o empreendedor se depara com os problemas do dia a dia do negócio, com os processos e com as pessoas - que executam os processos - e, diga-se de passagem, é algo que consome muita energia.


Como sua empresa toma decisão?


O “Big Hammer” está com o dono do negócio. O martelo precisa ser batido.


Mas como tomar a melhor decisão para resolver um problema?


Separar emoções para o processo de tomada de decisão faz com que essa prática traga mais assertividade para aquilo que deve ser resolvido.


Dados, informação e conhecimento.


A fonte de dados do negócio está diretamente relacionada aos processos executados, que são organizados pelos indicadores de performance.


Se você tem um problema é porque o indicador X não está performando dentro daquilo que é esperado.


A gestão orientada por dados, mais conhecida por “Data driven”, diz muito sobre como sua empresa resolve os problemas e toma as decisões.


Neste universo dos dados, opinião não tem vez, achismo não tem vez e ponto final.


O embasamento em cima de uma análise, fundamentado em números, é o caminho que deve ser trilhado para que o problema possa ser quantificado e qualificado.


Estratificar o indicador é uma arte para quem gosta de análise. Com isso, você consegue analisar o número em distintas perspectivas, possibilitando o desenvolvimento do pensamento crítico, além de trazer insights com propriedade e melhor identificação dos problemas.


O cruzamento de dados é outra arte em que você correlaciona mais de um indicador, que estejam diretamente ligados pelo processo analisado.


Formule o problema e faça a pergunta certa.

Colete e analise os dados.

Tome a decisão e faça ações.


Mas cuidado com as “armadilhas de decisão”. O dado precisa estar correto e precisa de confiabilidade, seja sua fonte uma planilha ou um dashboard de negócios, ele deve traduzir o processo fielmente, conforme explicado em nosso artigo anterior (clique aqui).


Da prescrição à predição:


  • A análise prescritiva da empresa traz uma “musculatura” muito boa para este exercício de análise. Se a empresa dispõe de um histórico de informações, busque-as. Analise fenômenos socioeconômicos que estejam relacionados aos indicadores. Converse com as pessoas que executam os processos, entenda se o que você viu através dos números acontece de fato na realidade. O resultado disso é saber interpretar o comportamento do negócio nos mais variados cenários.


  • A análise preditiva vai indicar a tendência de comportamento de um indicador, ou, ainda, você pode indicar que a empresa tem um problema atual, que, consequentemente, vai afetar o indicador. Para isso, é necessário que toda a “musculatura” e expertise de análise tragam embasamento para aquilo que é esperado. É como se você tivesse analisado tanto o número quanto o seu comportamento, sendo possível estabelecer uma linha clara de tendência. Evidentemente, empresas que investem em sistemas de aprendizado de máquina (machine learning) coletam dados a todo momento e trabalham com múltiplos algoritmos para que estes possam trazer cada vez mais diagnósticos e previsões e tendências para o negócio.


Lembrando que sua empresa precisa ter uma cultura de dados implementada com toda a equipe e que isso deve ser valorizado dentro do seu modelo de gestão para que a maturidade analítica da empresa seja um bem valioso para a organização, proporcionando inúmeros benefícios.


Falaremos nos próximos artigos sobre as metodologias de gestão, que são inúmeras, para que o exercício de análise de dados siga uma lógica sequencial.


A Valores Eficientes faz o diagnóstico e mostra em qual nível de maturidade analítica sua empresa se encontra, e com isso, trilhamos o caminho para a sua jornada de gestão e transformação digital!




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