top of page

Qual o modelo de gestão ideal para a sua empresa? Entender como desenhar esse formato é fundamental.


Seja qual for sua empresa, ela tem uma estrutura, a qual chamamos de estrutura organizacional.


Através da estrutura organizacional conseguimos traduzir o seu negócio e o funcionamento das áreas e seus processos, e como isso está organizado entre os cargos.


Quando representamos isso visualmente, o organograma traduz essa estrutura.


Agora, quando tratamos de traduzir a gestão do negócio, devemos nos ater em como gerimos todos os recursos no dia a dia do empreendimento.


Qual modelo de gestão a sua empresa utiliza?


Ora, o modelo pode e deve ser algo único da sua empresa. Nós acreditamos nisso: cada organização é única em seu contexto, com seu histórico, estilo e forma de trabalhar.


Podemos dizer que uma empresa, uma pessoa jurídica, tem personalidade própria, e isso é resultado de todos os esforços que são empregados nela.


A cultura organizacional, a qual ela foi moldada, é o reflexo dos comportamentos esperados de seus colaboradores aliado aos valores organizacionais.


Que existem as melhores práticas, ferramentas e metodologias não há dúvidas, mas qual o formato ideal que deve ser desenhado para a minha empresa?


Modelo de Gestão


Um modelo de gestão e governança mostrará à sua equipe o que medir, quais processos são os mais relevantes do negócio e, principalmente, quais são os resultados esperados.


Para desenhar o modelo de gestão ideal podemos elencar alguns itens que devem ser observados:


  • Organograma da empresa


Para definir um modelo de gestão é preciso entender como são organizadas as áreas e setores e como elas interagem entre si. O modelo de gestão deve estimular a sinergia de funcionamento do organograma da empresa e o resultado disso é uma comunicação eficiente.


  • Governança corporativa


Toda empresa deve possuir um código de conduta e, com ele, uma série de procedimentos operacionais a serem seguidos. Além disso, a governança vai definir regras de interação entre sócios, diretores e demais stakeholders.


  • Metas de curto, médio e longo prazo


Considerar o plano de metas, se sua empresa possui, é fundamental na hora de definir o modelo de gestão, pois a apuração, apresentação, disponibilização e prestação de contas desses números será regido de acordo com o modelo de gestão desenhado pela empresa.


  • Indicadores operacionais e chaves de desempenho (KPI’s)


Os processos estarão representados por seus respectivos indicadores e nível de importância, também de acordo com a estrutura organizacional.



Metodologias de gestão


Primeiro ponto: não adianta querer copiar.


Se sua empresa vê um concorrente utilizando determinada metodologia, não significa que ela vai funcionar perfeitamente no seu negócio.


Deve-se analisar a aderência dessa metodologia ao seu negócio.


Lembrando que quando falamos da base da administração, existem conceitos, técnicas e ferramentas que são padrões para qualquer tipo de empreendimento. Independente do segmento de atuação, sabemos que a empresa que gere seus processos e mede aquilo que é executado está, de certa forma, gerindo e controlando o negócio.


Mas, se fomos elencar as inúmeras metodologias e ferramentas de gestão, podemos ampliar esse leque. E é através dessa ampla gama de possibilidades que você fará a análise do que se encaixa melhor, de acordo com todos os itens citados acima.


Não existe uma receita de bolo única, existe a receita de bolo certa para o seu negócio, e os ingredientes deverão ser testados e padronizados.


O dinamismo do mercado traz uma praticidade com uma infinidade de soluções “prontas” de gestão que vão prometer melhorar os resultados do negócio.


Algumas podem até ser o encaixe perfeito, mas cuidado para não jogar dinheiro fora com isso.


Vamos citar algumas metodologias


Quando você define os parâmetros do negócio, você tem um guia de premissas básicas daquilo que deve ser controlado. É por essa linha que você determina os seus indicadores mais importantes, alinhados com o seu plano estratégico.


Uma ferramenta que pode ser modelada para cada tipo de negócio é o Balanced Scored Card, que traz, em números, a aderência de um plano de metas por área. Com ele, podemos ter um termômetro de como está a gestão do negócio de forma sistêmica.


Outra metodologia que com certeza você já ouviu falar é a OKR, que ajuda a guiar os objetivos organizacionais aliado aos resultados chaves esperados.


Em nossos próximos artigos, nos dedicaremos a explicar melhor estas metodologias, dentre outras.


Voltando ao modelo de gestão, este estará definido após a conclusão e o entendimento daquilo que melhor se encaixou na sua estrutura.


Como perceber isso?


Quando você definir o modelo de gestão da sua empresa, existe uma rotina de checagem disso.


Criando um modelo de governança de gestão interna de resultados, você saberá na prática se o modelo funcionou, de acordo com aquilo que foi alcançado de resultados.


Se sua empresa define, por exemplo, que todos os gestores discutirão os resultados da semana anterior para propor melhorias de curto prazo.

Se sua empresa reúne diariamente os vendedores para explicar as metas da semana e qual a promoção deve ser ofertada a seus potenciais clientes.


Uma reunião mensal de resultados pode ser vista como um resultado prático daquilo que foi aplicado e alcançado, de acordo com as ferramentas e metodologias, que estarão exemplificadas através dos indicadores de performance.


Praticar e fazer essa gestão, seguindo o modelo, traz uma musculatura para o negócio e estimula cada vez mais esta prática entre os colaboradores.


Ou seja, o modelo de gestão fará parte da rotina e auxiliará, consideravelmente, a comunicação interna entre os colaboradores.


Criar uma cultura de medição de resultados interna é algo que está diretamente relacionada com a maturidade em gestão do negócio.


Inclusive, não existirá um modelo definitivo. Fatores socioeconômicos podem ditar uma necessidade de mudança.


Não há dúvidas de que o modelo de gestão traz sustentabilidade para o negócio.


E não tem erro: gestão, atitude e ação trazem resultado.


A Valores Eficientes é especialista na definição de modelos de gestão, através dos projetos de consultoria personalizados.


Quer saber mais?





13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page